Reflexos da crise em verde amarelo.


Reflexos da crise em verde amarelo.

      No domingo dia 17 deste mês, o Brasil entra em campo pela primeira vez na copa do mundo da Rússia para buscar o tão sonhado hexa campeonato, a “seleção de Neymar” disputará mais um campeonato mundial transmitido pelas principais redes de comunicação do Brasil. 

          Contudo, esta paixão nacional que é o futebol parece estar meio abalada nos últimos anos, já que segundo a última pesquisa publicada pelo Datafolha, 53% da população brasileira não está muito interessada em acompanhar a copa do mundo. 
       
              O Brasileiro que sempre foi conhecido por sua paixão pelo futebol parece ter perdido aos poucos o interesse em torcer por sua seleção, já que desde 1994, ano em que a pesquisa do Datafolha foi iniciada, até os dias atuais, percebeu-se que aos poucos o número de pessoas que se diziam desinteressadas por acompanhar a seleção brasileira aumentou.

    Em meados de 1994, quando estávamos em busca do tetra campeonato éramos uma população que ainda vibrava e torcia com cada jogada da seleção brasileira, éramos a maioria de torcedores empolgados com a seleção e isto pode ser visto em tal pesquisa, sendo que naquela época 51% da população brasileira se mostrava muito interessada nos jogos, 24% possuía um interesse médio, 5% tinha um interesse pequeno e apenas 17% não possuía nenhum interesse.

             Já em 2002, ano que tentaríamos o pentacampeonato, o interesse populacional da maioria da população já demonstrava uma pequena queda, de 51% para 42% atingindo uma porcentagem de  18% de pessoas que neste ano de 2018 estão interessadas nos jogos.

Do tetra ao possível Hexa, muita coisa aconteceu na sociedade brasileira que pode ter feito com a população simplesmente não visse mais sentido em torcer pela vitória brasileira no campeonato mundial, muitos escândalos no campo político, muitas obras superfaturadas na última copa que tivemos no Brasil entre outros fatores podem ter sido motivos que fizeram a sociedade brasileira perder o amor por torcer pela seleção.
   
          Sem falar na decepcionante atuação Brasileira na última Copa mundial, que deixou os brasileiros decepcionados com o inesquecível 7x0 contra a seleção da Alemanha.


            O Brasil talvez não veja mais  sentido em torcer por um esporte diante de tantos escândalos e diante de tanto descaso que nossos governantes têm feito nestes últimos anos. Parafraseando uma das frases ditas nas manifestações de 2013, O gigante acordou e não tem mais ânimo para torcer.

 (Eduardo Elias) Junho de 2018 UFRN - NATAL



Comentários

Postagens mais visitadas