Textos de Ringer (Racionalidade e Cultura e Alemanha nos séculos XIX e XX)

O trabalho é resultado de vasta e embasada pesquisa feita em trabalhos que coligem discursos proferidos em universidades, em manuais e antologias, fazendo análise detalhada das opiniões dos professores universitários alemães, notadamente aquelas que se referem às reações nascidas em virtude do rápido e acentuado processo de industrialização por que passava a Alemanha na transição da primeira para a segunda metade do século XIX (mais na segunda que na primeira) e que levou à decadência da tradição clássica do ensino superior alemão.       
O trabalho do historiador Fritz Ringer aborda uma série de estudos comparativos sobre os modernos sistemas educacionais na Alemanha, França e Inglaterra, firmando sua reputação como historiador social da ciência.
Recusando, desde o princípio, a tendência laudatória vigente nas análises do campo intelectual, Ringer procurou enfatizar aí os constrangimentos impostos aos diferentes atores, bem como suas reações a eles. Em alguns casos, abordou essa questão por intermédio das respostas burocráticas dadas pelas instituições de ensino, tais como as estratégias para assegurar o sucesso acadêmico de um grupo, ou barrar o de outro. Em outros, explorou as lógicas de um debate intelectual específico. De qualquer forma, suas reflexões estiveram invariavelmente empenhadas em desvelar o quanto há de conflitos sociais no campo intelectual e naquilo por ele produzido.
Para Ringer, os intelectuais mandarins, na Alemanha, eram considerados autoridades que podiam falar em nome da minoria privilegiada e dominante. 
Muitos alemães cultos, para formar suas opiniões sobre assuntos culturais e políticos, orientavam-se pelos professores universitários, especialmente cientistas sociais e filósofos humanistas.
Ringer aponta que a postura de alguns desses intelectuais de se pôr muito acima das classes e interesses sócio-econômicos levou-os a assumir posições radicais, sectárias mesmo, o que ensejou o ingresso de muitos alemães cultos no mundo falsamente idealista do anti-semitismo e carregar nas tintas um nacionalismo agressivo e extremado.
 Os mandarins alemães procuravam ainda construir um intelectual e uma ciência genuinamente alemã, sob o pretexto da construção de uma autoridade intelectual que vive distante dos problemas em sociedade. 
Ringer ainda polemiza acerca da democratização da Universidade, quem poderia acessá-la?



Palavras chaves:

intelectuais mandarins”:  Um termo que foi usualmente utilizado para identificar as classes cultas da Alemanha, particularmente, os professores das universidades.
Processo de Industrialização”: Pode ser compreendido como um tipo de processo histórico e social, de onde a Indústria, torna-se o setor predominante de uma economia. Há uma transformação social e nela uma significativa mudança nos hábitos e costumes. Para Karl Marx as mudanças surgidas com a Industrialização são influenciadas pela realidade material, ou seja, pela nova reserva econômica que se forma.

Explicação:

O contexto Alemão apresenta uma nata da educação superior, os mandarins, oriundos de uma classe culta, servidores públicos, professores acadêmicos que teciam comentários e orientavam com excelência os rumos de uma Alemanha em significativa transformação.
O processo de Industrialização ao qual a Alemanha passou acarretou-lhes ao desenrolar da história, infelizmente, com as opiniões de uma classe minoritária e dominante, uma postura sectária e a arrogância de alguns em colocar-se muito acima das classes e interesses socioeconômicos levando-os ao antissemitismo, a um nacionalismo agressivo dentro de um universo pseudo-idealista.
Ringer se põe a pensar a realidade da alta intelligentsia alemã de uma forma crítica, e por isso questionava as concepções e conceitos gerados por esses intelectuais para às ciências humanas. Ele propõe uma crítica a cultura dos intelectuais mandarins, onde o conhecimento é tornado propriedade de uma casta e o cientificismo é cultivado como uma questão de status.
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