SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DO XADREZ!

O EDUCAR PARA CRESCER conversou o melhor enxadrista de todos os tempos, o russo Garry Kasparov. Com apenas 22 anos, ele se tornou Campeão Mundial de Xadrez, após um jogo contra o craque Anatoly Karpov. Hoje Kasparov tem 48 anos, mas essa partida ainda é considerada uma das melhores e mais emocionantes de todos os tempos.

Em recente visita ao Brasil, Kasparov participou de um desafio de xadrez com 20 alunos do colégio Albert Sabin (SP), onde falou sobre a Fundação de Xadrez Kasparov, fundada por ele, que tem como objetivo instituir o xadrez na grade curricular das escolas de todo o mundo, incluindo o Brasil.

Qual é o objetivo da Fundação de Xadrez Kasparov?





Garry Kasparov: A ideia inicial da Kasparov Chess Foundation era ajudar a incorporar o xadrez na grade curricular das escolas dos Estados Unidos. Lá, já temos mais de 500 escolas incorporadas ao projeto. Mas também realizamos grandes eventos para as crianças participantes e, duas vezes por ano, eu me reúno com os 12 melhores jogadores-mirins para sessões especiais, para ajudá-los a se tornarem profissionais. Enfrentamos algumas dificuldades nos Estados Unidos, porque o sistema de ensino não é o mesmo em todos os Estados, não é centralizado. Tivemos que ir de escola em escola para tentar fazer parcerias.

O segundo passo da Kasparov Chess Foundation foi ir à Europa, para os países que têm um ensino mais centralizado. Em fevereiro, pretendo abrir filiais no Brasil, em São Paulo, e na Argentina, em Buenos Aires. Aqui no Brasil, percebi que o governo já entende a importância do xadrez. Percebi um apoio grande do governo. Considero isso fundamental. Também estamos contando com ajuda de marcas patrocinadoras.




Como pretende incentivar crianças e jovens a participar da Fundação?

Garry Kasparov: Em minha visita, ficou claro para mim que aqui os governantes não têm dúvidas sobre o poder do xadrez no sistema educacional. Fiquei bem impressionado, principalmente em São Paulo. A tentativa de unificar e centralizar a Educação me impressionou e isso facilita as coisas. O governo está prestando muita atenção ao sistema de Educação, que sem dúvida é a chave para o futuro.

O xadrez traz uma série de benefícios, que ajuda em todas as matérias da grade escolar e na socialização das crianças. Vamos trazer anos de conhecimento e experiência que temos já testado nos Estados Unidos. Isso vai ajudar a melhorar a qualidade do sistema educacional. Traremos também treinos
profissionais.


MENSAGEM AOS JOVENS PARA MOTIVÁ-LOS:

Garry
Gasparov: Sempre fico feliz ao ver as crianças jogando xadrez. Devido à minha experiência e carreira no xadrez, fiz um esforço muito grande para promover a prática, pois sei que ter conhecimento em xadrez ajuda em várias áreas da vida. Ajuda a tomar decisões rápidas, disciplina a forma de pensar e melhora o raciocínio lógico. Realmente fico feliz em ver o xadrez se espalhando



Comentários

Postagens mais visitadas