domingo, 25 de setembro de 2011

CANÇÃO NOVA DE PARABÉNS

23/09/2011 - 12h01
Senado comemora 33 anos da Comunidade Canção Nova
[Católicos participam de evento na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) - Foto: Canção Nova]

O Senado vai comemorar, na próxima terça-feira (27), no período do expediente, os 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova. Requerimento com a proposta de homenagem foi apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Criada em 1978 pelo monsenhor Jonas Abib, a Comunidade Católica Canção Nova tem sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP). Atualmente tem mais de mil membros, entre os quais sacerdotes e leigos celibatários e casados, que vivem e trabalham na comunidade.

A Canção Nova começou em 2 de fevereiro de 1978, com um grupo de 12 jovens da cidade de Queluz (SP), liderados pelo padre Jonas Abib, que tinha, então, 42 anos. No ano seguinte, eles começaram a construção de quatro casas num sítio em Cachoeira Paulista. O reconhecimento pontifício, na condição de associação internacional de fiéis, foi alcançado em 2008.

Um dos principais campos de atuação da Canção Nova é a comunicação social. O principal veículo é a TV Canção Nova, fundada em 1989, a qual tem hoje cinco geradoras e quase 500 retransmissoras. Além dela, há a Rádio Canção Nova, fundada em 1980 e que, desde 1995, conta com uma rede de 28 emissoras. O grupo conta ainda com website, aplicativos para dispositivos móveis e editora própria.

Comunidades Novas

[Foto: Senado vai comemorar, na próxima terça-feira (27), no período do expediente, os 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova.]

No universo de possibilidades de participação dos leigos católicos na vida da Igreja, a Canção Nova é o que se chama de "comunidade nova". Como ela, há várias outras pelo país, como a Shalom, em Fortaleza; a Nova Aliança, em Anápolis (GO). As comunidades novas são caracterizadas pelo fato de seus membros viverem de forma comunitária, exercendo suas atividades profissionais no local em que estão sediados e procurando seguir a doutrina religiosa da Igreja Católica.

Muitas novas comunidades também têm "casas de missão" em outras cidades do país e mesmo em outros países. A Canção Nova tem casas espalhadas pelo Brasil, além de missões em Portugal, Itália, Israel, Estados Unidos, França e em outros países da Ásia.

Raíssa Abreu e Moisés Nazário / Agência Senado


(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: