ATEUS - Um Brasil ainda sombrio


Um dos lugares no mundo onde encontramos boa parte de pessoas descrentes em algum conceito sobre a possibilidade de existência de um Deus chama-se a Suécia.
                                            (Será?) 
 Diferente dos holofotes voltados sempre para uma das melhores conjunturas de vida social do Planeta, nossos faróis se voltam para os bairros periféricos, iluminando uma camada da população que conhece o outro lado da Coroa sueca. 






Resultado de imagem para periferia da suécia

Um povo com tacanho índice de corrupção política, caracterizado pela paz, e segundo Phil Zuckerman (Professor de Sociologia Californiano - Pesquisa: Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos ), os suecos aprendem nas escolas sobre cada uma das religiões e são livres para escolher ou não uma delas. Entretanto encontramos quem discorde e refute a pesquisa do professor Zuckermam. Um canal do youtube, em uma busca rápida, encontramos o "Guerrova" aonde dados de sites "confiáveis" desmentem a pesquisa anterior do Professor. Todavia, uma espiada de soslaio nos comentários e percebemos que as pessoas próximas de cidadãos suecos confirmam que a Suécia pertence sim ao conjunto dos países não religiosos e mesmo que haja uma incongruência nas informações, isso se dá devido ao fato de por lá, na Suécia, a Igreja ainda estar atrelada ao Estado, sendo natural e tradicional que a maior parte das pessoas sejam batizadas, registradas e socialmente pertençam a alguma matriz religiosa. 

Ainda assim, o próprio professor Zuckermam em uma entrevista sobre o seu livro "Uma sociedade sem Deus", noutro canal do youtube, (o link está na bibliografia) atesta que Pessoas não religiosas ou descrentes não são a maioria e nem a minoria, que essa perspectiva de quantidade é um dado manipulador e perfeitamente refutável. Na sua pesquisa que consta no seu livro pessoas religiosas não desqualificam ou tornam as sociedades melhores ou piores, na epistemologia sociológica as pessoas não religiosas não estão condenadas a impossibilidade de construírem uma sociedade com base moral, ética e relativamente mais justa, ao contrário do que alguns discursos caiados ditam aos quatro cantos do mundo. 

Outra coisa importante a se frisar é que as pessoas estão ligadas à Igreja não por que creem em um Deus, mas sim por causa das obras sociais que são praticadas na Igreja. É o papel social de uma instituição que gera a relevância em sua comunidade.
         Como pensam os "pobres" suecos? São eles também ateus? 
Nossa prosa se dará verificando entre a população sueca periférica o índice de ateísmo para poder fazer uma analogia, ainda que a discrepância seja enorme, com os ateus periféricos Brasileiros.
Imagem relacionada
SÍMBOLO DA IMIGRAÇÃO SUECA NO BRASIL -
AS CORES AMARELO E AZUL FORAM
MARCAS DE SUA NACIONALIDADE.
 Bem, como não tive a chance de visitar a Suécia ainda, fiz uma exaustiva pesquisa pela internet fazendo contatos com youtubers e leituras de alguns blogs e sites e me esforcei ao máximo para ser fiel ao proposto no enunciado e poder concluir este artigo.
Uma abordagem que devemos fazer com significativa atenção está na concepção daquilo que denominaremos como "População pobre" na Suécia. Fica bem claro, ou pelo menos devemos ter isso em mente com clareza sempre que mencionarmos tais palavras, que os critérios para se avaliar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humanos) na Suécia é o oposto do Brasileiro. Contudo tentaremos deixar explicado que dados de 2013 apontavam um aumento na população pobre (aumento na desigualdade), mesmo que tenha sido notado melhorias de condições de vida entre estes.
Parece confuso, eu sei, mas é como se apresentam para o mundo os paises nórdicos e suas leis igualitárias.
Há também de ser observados os cidadãos que estão ativamente trabalhando e os que sobrevivem graças aos benefícios sociais.
Mesmo com toda a disparidade social entre os próprios cidadãos e suas leis contra a desigualdade na Suécia, fica bem fácil raciocinar e perceber que os cidadãos brasileiros de bairros periféricos estão a anos-luz de distância de uma aproximação do nível social de um cidadão periférico na Suécia. 


Resultado de imagem para periferia no rio grande sul
Periferia no Rio Grande Sul

Tomemos como exemplo um trabalhador típico entre nós brasileios - o Gari -  que tem em média o seu salário mensal baseado no salário mínimo (R$ 937,00). Na Suécia, baseando-nos no livro de Claudia Wallin e em sua entrevista com um mesmo profissional na área de limpeza - o Gari - recebe em média 34 mil Coroas suecas que é equivalente a 11 mil Reais por mês (2015). 

Conversei com o jovem Elton Souza que morou na Suécia e atualmente está com seus pais em uma cidade do interior de São Paulo. 
Pelo pouco que ele me disse sobre as pessoas que ele conheceu, que moram em periferias, que são nativos, estas pessoas nada se importam com a religião. 
Ainda é pouco para termos uma segurança neste assunto, mas já podemos dizer que com os dados da pesquisa, os comentários, e a voz do jovem Elton começamos a concretizar uma realidade aproximada da verdade.

BIBLIOGRAFIA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_do_ate%C3%ADsmo
https://www.google.com.br/search?biw=1242&bih=602&tbm=isch&sa=1&ei=l9pEWq6AIYSHwQSgjbfIDg&q=periferia+da+su%C3%A9cia&oq=periferia+da+su%C3%A9cia&gs_l=psy-ab.3...32368.35253.0.36536.13.13.0.0.0.0.194.1751.0j11.11.0....0...1c.1.64.psy-ab..2.3.525...0i13k1j0i13i30k1.0.JC0l-0dhPn8#imgrc=1Ud4CTBqDD6QGM:
https://www.epochtimes.com.br/pobreza-e-alienacao-por-tras-de-protestos-na-suecia/#.WkTbd9-nHIU
http://neoateismodelirante.blogspot.com.br/2013/11/a-suecia-e-um-pais-ateu.html
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Phil_Zuckerman&prev=search
https://youtu.be/fnT7_xaD1eE
https://www.youtube.com/watch?v=BzI8kWvwzms
https://youtu.be/NNKhrxUQWNc
http://www.paulopes.com.br/2011/06/dos-fieis-da-igreja-da-suecia-15-sao.html#.WkcE79-nHIU
http://www.voxeurop.eu/pt/content/article/3805701-o-igualitarismo-ja-nao-e-o-que-era




https://www.lovemondays.com.br/salarios/cargo/pe/salario-gari/recife

https://www.youtube.com/watch?v=9pNP7S5w7IQ

facebook de Elton Souza Leasure (Bate papo sobre a Suécia)


https://youtu.be/9pNP7S5w7IQ








Comentários

Postagens mais visitadas