Solidariedade X Consciência Coletiva em Emile Durkheim.

 O desafio é  aproximar os conceitos solidariedade e consciência coletiva e dar-lhes um sentido semelhante. 

A consciência coletiva exige um tipo de repressão.  Durkheim explica que a coerção sofrida pela sociedade não reprime. Ora se a palavra origina do latim coercere ou coersitone ambas com sentido de reprimir.  Como isso foi negligenciado esse tempo todo? Solidariedade: fator que garante a coerção social. Em períodos específicos  (?!) É correto afirmar que é isso que faz a pessoa se sentir parte de um grupo social. Com relação ao fazer tarefas distintas se quisermos olhar para fora da caixinha veremos que como que por encanto todos repetem a mesma tarefa. Logo todos estão sendo reprimidos e condicionados de tal maneira que ser do grupo da consciência coletiva faz juiz ao abandono dos da caixinha da solidariedade e agrupar todos na caixinha que quarta os sinônimos.  Bem, uma tentativa está sendo esta. De  escrever no papel mesmo. Não vou dizer que nada mais me causa estranheza ou indgnação não é isso. É que fui desafiado para fazer uma coisa dentro da área do pensamento e da escrita. E a resposta para isso é e ainda é  "me ajuda?" 


o fato de que Durkheim não se posiciona no estudo materialita histórico de Marx não o faz fugir da temática. me refiro aos conflitos de classes. Analisado  pelos olhos de Marx entre a solidariedade e o espírito de coletividade há um conflito. a repressão. Ambas coadunam para o controle, a reprodução e manutenção do indivíduo passando a ser considerado uno na categoria força de trabalho havendo certo tipo de adaptação homogênea neste caso, do indivíduo, visto que a repressão os une. Se o conceito de solidariedade é mesmo de uma hegemonia dominadora, mesmo que abstrata, como diz durkheim, e o  conceito de consciência coletiva além da coerção abrange uma influência totasl em seu pensamento com relação ao três pontos à considerar um fato social. Generalidade Coerção Exteriorização . Então nos aproximaremos de duas sentenças com a mesma semântica. Claro que estes argumento ainda são frutos de minha imaginação daquilo que ouço e leio. o que eu vejo é outra coisa. não vou adentrar no status de ser ou descobrie a roda. Nem tão pouco sua utilidade. o fato é que a minha primeira docente em sociologia me apresentou com tanta liberdade o pensamento de Durkheim que eu acho que ela me contaminou com o virús do "Estranhamento". Irene Alves de Paiva.

Comentários

Postagens mais visitadas