Os pensamentos catastróficos - josamedeiros

 Pensar é  diferente de tudo que você já pensou. Deleuze vai nos dizer que quem pensa pensa o diferente.   E ser criativo parece ser um enigma para a ciência,. Pensar requer tempo. A onda sétima saltada com perfeição no ritual de fim de ano em promessa para a rainha do mar deve ter a mesma energia das primeiras.

Mas quando pensar foge do trivial, do placas do futebol, da possível classificação do meu time e esbarramos com a beira do abismo, o cínico,  daria uma gargalhada e tombaria. Saltar uma distância assim parece loucura.

Bem, a filosofia rompe com a religião.  Os mitos são instrumentos que suportam a arte da reflexão. Passamos a reflexão da vida observando a própria vida. As ruas, sempre as ruas, desnudando o homem e o adequando. Da Terra amada e semeada ao chão de fábrica ou escritório com ar condicionado e no embalo o supermercado. Criou-se um homem de coração de concreto. Imediatista. Um pânico se fez gerar em sua consciência.  A tecnologia que avança. Eu que não alcanço. Milhões na mesma situação.  A poucos dias dali uma bomba teria que explodir. Os primeiros sintomas são confusos, mas absolutamente inofensivos. São os pensamentos catastróficos. No meu caso eu sempre me via sendo atingido em um acidente. Em sonhos sempre havia um desastre na aviação.  Coisas aparentemente banais, mas que sinalizam uma mente cansada, adoecendo. 

Depois de várias crises de pânico,  sem saber o que porra era aquilo, procurei  tratamento. Não foi fácil aceitar o fato de que aquele cara cheio de soluções estava agora na oficina das oficinas. A do cérebro.  Bem, uma coisa certa aconteceu... Agora eu sei o nome de um dos meus demônios. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas