MEU PAI

Ouvindo as músicas que você ouvia com tanto gosto eu lembrei um pouco do senhor. "Meu velho" na voz de Altemar Dutra, "Naquela mesa" na voz de Nelson Gonçalves, "Vai ficar na saudade" na voz de Benito de Paula. Entre outras nessa vaibe. O senhor tocador de forró. Os Tartarugas. Sua banda. No pandeiro "Cumpadi" Deca, no violino "Seu" Piau, Zabumba e triângulo os irmãos Canindé e "neguin". Atualmente Canindé é o único que ainda anda pela terra.
Aí eu resolvi escrever algumas palavras que talvez transformem a saudade em algo menos
dolorido. Lembrei do seu sorriso. Eram raras as vezes que isso acontecia, salvo quando o senhor estava chapando de cachaça. Das sua maneira de caminhar. Suas pernas curtas e separadas lhe davam um ar engraçado, típico mesmo de pessoas oriundas do sertão nordestino. De como o senhor dirigia os seus carros. O Jeep e o Corcel Azul (Trovão Azul) e depois o Corcel verde limão. Das vezes que o senhor saia pra pescar e sempre voltava com frutas e tubérculos e nada dos peixes. Mãe reclamava até ver a cozinha cheia de frutas, banana, manga, pinha, jaca. Das vezes que o senhor levava a gente para jantar no restaurante do posto Chianca em plena festa do boi. Comiámos sempre com frango assado e muitas cervejas e refrigerantes. Das vezes em que o senhor me arrumou um emprego. Na Brasilgás e na água mineral Indaiá. Lembro que o senhor era muito sério, mas era um bom homem. Falhou com a minha mãe em bater nela e mais tarde abandonar a casa. Mas a história de um homem é aquilo que ele faz dela. Não posso te julgar. Peço perdão por não ter sido mais presente na sua doença. Peço perdão. Agora a minha fé na vida depois da morte acabou. Hoje eu penso que as vezes de fazer o bem ou ser melhor em qualquer coisa deve ser feito aqui, sem esperar para um duvidoso amanhã. Por isso agora o senhor já não existe mais. Apenas existe nas minhas lembranças e na lembrança daqueles que por algum motivo guardam a sua lembrança. Mas eu estou satisfeito em ter sido posto no mundo por sua vontade. Não somente é claro. O seu amor foi-me muito proveitoso. As palavras que não pudemos falar ficaram em nossas loucuras querido pai, hoje eu lembrei de você e senti a sua falta. 
Seu nome José Antônio da Silva. Natural de Catolé, distrito de Tangará, RN. Motorista abastecedor da Petrobrás. Sanfoneiro. Sindicalista. Apreciador de cachaça. Leonino. Cristão. Seus restos mortais se encontram no cemitério do Bom Pastor em Natal, RN.
 

Comentários

Postagens mais visitadas