A Invenção do Trabalhismo - Sinais da Modernidade na Era Vargas - O Estado Novo, o que trouxe de novo?
A INVENÇÃO DO TRABALHISMO
Ângela da Castro
- É justificável falar da República Velha - A Questão Social vista como caso de polícia - o Governo era controlado pelos burgos agrários - violência contra todos os movimentos Sociais e Sindicatos - Os sindicatos cooperativistas.
- Grupo político apoiador dos Sindicatos eram Socialistas - Franceses e Alemães - Defesa dos Operários nas Eleições.
- Os Anarquistas inicialmente e depois os Comunistas vistos como inimigos do País.
- A repressão aos movimentos operários não estava surtindo efeito - Cria-se a necessidade de repensar o modelo de Governo em relação ao Movimento Operário.
- A revolução (Golpe) de 30 - A mudança no tratamento das Questões Sociais - O reconhecimento por parte do Governo dos "Direitos Trabalhistas e Sociais (Previdenciários)"
- O controle ao Movimento Operário: Criação do MTIC, Os Sindicatos controlados pelo Governo, os Benefícios Sociais atrelados ao ingresso no sindicato, expulsão de líderes sindicais "comunistas", o imposto sindical.
- O "Pacto trabalhista" estava criado e sendo satisfatoriamente posto em prática.
- A lógica e o contexto político do Estado trabalhista - o pacto da classe trabalhadora com o estado.
- A ideia central: A adesão da Classe trabalhadora - Através de uma política Social de Produção - Implementação de Leis no Mercado de Trabalho.
- A ideologia do Estado Novo: Novo + Nacional - Modernização + tradição - Uma cultura política na qual os intelectuais se destacaram (o Estado como Pai e Orientador)
SINAIS DA MODERNIDADE NA ERA VARGAS:
VIDA LITERÁRIA, CINEMA E RÁDIO
Lúcia Lippi
- Os três campos de atividade cultural:
- 1930 até 1940 um sinal dessa modernidade durante todo o processo político foi a ampliação do público aderindo ao percurso.
- O povo agora era compreendido como "massa de manobra".
- A VIDA LITERÁRIA:
- Os Intelectuais aproveitaram o momento político para contribuir COM SUAS OBRAS com diagnósticos e projetos de salvação da nação.
- Os livros Nacionais ganham competitividade com os estrangeiros.
- José Lins do Rêgo - Ciclo da cana de açúcar - A decadência da velha aristocracia rural.
- As editoras florescem - Com a revolução (golpe) e a nova classe média preocupada com o país e seus problemas criaram um mercado novo.
- O pagamento antecipado dos direitos autorais visto com ousadia pela editora José Olimpyo, superou a crise que se abatia.
- A obra de Getúlio Vargas - A nova Política do Brasil - onze volumes - 1938/1947
- A censura - os livros comunistas - A comissão nacional de repressão ao comunismo.
- Pós-30 - O jogo de disputa sobre qual o regionalismo daria base a melhor sociedade brasileira.
- Os livros de Jorge Amado, bahiano - regionalista que valoriza o homem mestiço.
- As obras de Érico Veríssimo, gaúcho; Carlos Drumond de Andrade, mineiro; Cândido Portinari, paulista; seguiam na disputa.
- CINEMA:
- Foi bem recebido no Brasil.
- Os filmes mudos eram acompanhados por música ao vivo.
- 1920 o filme falado. Fundada a Cinédia companhia de cinema.
- Carta de Monteiro Lobato para Anísio Teixeira relatando o cinema falado, sua esposa comenta: "somos tão atrasados, que pena não termos a inteligência do povo de lá" (o povo rejeitava a língua inglesa)
- O Estado ainda não interferia.
- Pós-30 o governo reconhece a atividade e nacionaliza a CENSURA - antes praticada somente nos municípios.
- Os filmes brasileiros agora teriam uma metragem de filmes obrigados a estar na programação.
- Roquete Pinto - Decreto de curtas - direito a dois filmes.
- 1934 a Comissão de Censura passa para o Ministério da Justiça e negócios Interiores - É criado o Departamento de Política e Difusão Cultural DPDC - O DPDC vira o DIP ligado exclusivamente ao Presidente da República.
- Getúlio e a importância do Cinema:"É um fator de instrução, elemento de cultura, o livro das imagens luminosas, onde o povo aprenderá a amar o Brasil, para os analfabetos disciplina pedagógica perfeita, para os letrados admirável escola de aprendizagem".
- Após 1934 as duas linhas de propor o cinema se separam - A educativa e a Propaganda.
- RÁDIO:
- 1922 - O rádio - Transmissão do discurso do Presidente Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani.
- Os proprietários dos primeiros rádios deveriam registrar os aparelhos e o Estado deveria controlar as transmissões.
- 1923 - Primeira emissora - A rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
- 1930 - As pessoas eram tidas como sócias das emissoras
- Racionamento de energia - 1930, 1940, 1950.
- Primeira mobilização Politica - 1932 - Revolução constitucionalista em São Paulo.
- 1931/1932 - O Governo profissionalizou o rádio.
- O rádio como meio sistemático de vendas.
- As pessoas tiveram seus hábitos alterados.
- As partidas de futebol transmitidas pelo rádio Educativa.
- A novidade se deu sem permissão prévia do governo para as propagandas comercial no rádio.
- O rádio muda sua programação: Música, programas de utilidade pública e humor.
- Transmissão dos comícios de primeiro de Maio.
- O rádio realizava um trabalho fundamental de propaganda do Governo criando uma identidade nacional simbólica.
- O programa de rádio repórter ESSO, transmitido pela rádio Nacional, "o primeiro a dar as últimas" e "testemunha ocular da história"
COMO NOS TORNAMOS AMERICANOS
- As transformações na sociedade brasileira do governo Vargas e o impacto da segunda guerra mundial foram significativos para alterar a noção que tínhamos de nação
- Havia uma rejeição ao modelo norte-americano de ser - França x EUA. Disputavam-se entre si e entre os brasileiros. Artistas sofreram com isso.
- A POLÍTICA DE BOA VIZINHANÇA - Aproximação com os EUA - No governo Roosevelt.
- O americanismo, ideologia para combater o fascismo (Italiano) e o Germanismo (Alemão)
- Foi o cinema que impulsionou o progresso do Americanismo nas Américas e no mundo.
- Foi preciso mudar a maneira de pensar sobre os vizinhos - para os EUA nós éramos "bandoleiros" - para os latinos os EUA eram arrogantes.
- A criação do Office of the cordinator of inter-American affair marca esse momento da cultura EUA no continente Latino.
O ESTADO NOVO - O QUE TROUXE DE NOVO?
Maria Helena Capellato
http://blogln.ning.com/forum/topics/o-governo-vargas-e-a-invencao
SINAIS DA MODERNIDADE NA ERA VARGAS:VIDA LITERÁRIA, CINEMA E RÁDIO
Lúcia Lippi pdf SIGAA UFRN 2017.1
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